domingo, 20 de junho de 2010

ensinar é tudo!


Quando alguém decide tornar-se professor, tem de enfrentar muitas perguntas. Como? Por quê? De quê viverá? Afinal, ser professor atualmente é um grande desafio, pois há baixos salários, péssimas condições de trabalho, falta de reconhecimento tanto do estado como dos alunos. E desse último dói ainda mais, uma vez que se passa quatro anos dentro de uma faculdade, no intuito de ajudar a formar um cidadão pensante, como é a nova perspectiva das novas competências e, no entanto, não se consegue fazê-lo quando o principal obstáculo é encontrado dentro da sala de aula, onde encontramos alunos desmotivados, sem estímulo, com falhas na aprendizagem, e principalmente problemas familiares, e no meio desse turbilhão esta o professor com seus sonhos e desejo de fazer o diferencial, no intuito de pode cumprir com o seu compromisso qual educador. Infelizmente ele trava esta batalha sozinha, pois como já mencionado as circunstâncias não são favoráveis para isso.

Vale apenas ressaltar, que as pessoas que optam por ser professor, algo que no passado era visto com muita admiração e muito interesse, o faz por muito amor, e desejo de compartilhar seu amor. É como um pai, que tem seu primeiro filho e deseja ter outros e outros. E começa a fazer planos e a pensar como irá criar tanto o primeiro como todos os outros novos filhos que terá, e como bom pai procurar dar o melhor para seus filhos, e se dar de corpo e alma, por trabalhar de sol a sol nesse intuito, até ter sua maior recompensa de ver seus filhos crescendo e progredindo. Para um bom pai o filho não precisa reconhecer tudo que foi feito para que eles atingiram-se os êxitos, no entanto, ele seria justo que o fizesse. Não importa os sacrifícios feitos, ou o tempo passado, o pai sempre estará à espera desse filho para ensina-lhe tudo sobre a vida.

Assim, ser professor, é uma dádiva, é um dom. Que muitos acham que o possui e outros gostariam de possuí-lo, mais não é nato, nem adquirido, já se nasce com ele é indiferente ao ganho de dinheiro, ou reconhecimento é um amor a ser dividido com outros por meio do conhecimento. E, como o amor não se pode explicar mais apenas sentir, os amantes que são capazes de sentir esse amor o fazem ainda com maior afinco e sem reservas não importa os obstáculos a serem enfrentados para que continue a amar. Ensinar é tudo, é a forma de amor suprema, pois ninguém será advogado, médico, etc. Sem primeiro passar pelas mãos desse amante e ser amado por ele e assim poder ser um reprodutor desse amor.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Deslizamento de barreira na região metropolitana do Recife



Infelizmente, todos os anos ocorrem vários deslizamentos de barreiras, no Recife e nas regiões metropolitana. Fato este que ocorre por vários motivos recorrentes, como construções irregulares em áreas de risco e assoreamento das áreas de proteção desses locais, além de falta de prevenção por parte dos órgãos públicos, que muitas vezes são omissos, no que tange a sua responsabilidade de prover qualidade de vida aos seus cidadãos.

É importante ressaltar que essas pessoas moradoras de áreas de risco, podem ser acusadas de rebeldes e insensatas por morarem em tal situação. No entanto, há algo mais a ser ponderado nesse respeito, pois não se trata apenas de insensatez ou de mera rebeldia, em insistir de morar nessas áreas, e sim de necessidade.

É fácil para qualquer pessoa que mora em uma casa segura e com todas as condições estruturais, comida, roupas, etc., dizer que alguém que vive sob condições subumanas é responsável por tal condição de risco, mais tal comentário é cruel, porque é de conhecimento de todos de quem é a culpa por tal condição dessas pessoas: o poder público que nessas horas aparece na mídia para dizer que tem agido de pronto e feito tudo para resolver o problema, quando na verdade eles são os maiores culpados por sua conivência e indiferença com a condição dessas pessoas e não tem nem um pouco de empatia para com sua situação.

Isso é fácil de entender porque ocorre, quando os que eles querem agradar , são os que eles dizer que pagam impostos e exigem seus direitos, ou seja, os ricos, pois os pobres apesar de terem os mesmos direitos não os exigem e em muitos casos nem sabem que os têm. Logo, fica fácil manipular essa massa, e quando há eleição eles vêm de vários lugares com as mesmas conversas de que é o melhor para resolver os problemas da cidade, mais na verdade ano vem e ano vai e os problemas permanecem os mesmos e em alguns casos apenas se agravam como é o caso dos deslizamentos desse ano na região metropolitana do Recife.

Nesse sentido vale apenas ressaltar que uma coisa e se falar de um deslizamento que ocorreu em outra cidade longe de você, mais quando ocorre perto de você ou lhe atinge é bem diferente, pois lhe permite entender os por quês que as coisas ocorrem e até refletir o como você foi estúpido ao abrir a boca e ter tecido um comentário. Isto é o que ocorreu aqui comigo, que hoje me envergonho de, no passado, achar que simplesmente sair das áreas de risco era a solução para aquelas pessoas que lá habitavam e hoje, ao ver a casa de meu irmão e do meu sobrinho, que moram no mesmo terreno, construída com muitos esforços e privações, serem atingida por uma barreira que caiu ontem à noite no bairro de Dois Unidos.

Posso imaginar o que todas essas pessoas realmente pensam sobre tal situação. Elas poderiam sair, mais iriam para onde? Comer o quê? Viver como? Essas são apenas algumas das questões que precisariam ser respondidas antes de alguém achar que está apta a dizer o que os desabrigados deveriam fazer e mesmo que alguém tenha a coragem de abrir a boca e citar os abrigos da prefeitura, convido-os a passarem uma temporada em um desses lugares que para quem ver de longe ,ou apenas na televisão, é lindo e muito adequado, no entanto, deixe sua casa e convívio de sua família e experimente passar apenas alguns dias lá e verá a real situação. Por isso é muito importante essa oportunidade que temos quando a calamidade nos acomete, não por sua destruição, mais pela reflexão que poderemos ter em tudo que esta envolvida e principalmente, de como podemos ajudar não apenas com dinheiro, mais com apoio emocional o que em muitos casos se torna muito mais importante do que qualquer quantia.

sábado, 5 de junho de 2010

A turma de Direito fez a seguinte frase




"Seu namorado não faz direito? Vem cá que eu faço" Em seguida, o pessoal de Medicina largou a seguinte frase: "Ele pode até fazer direito, mas ninguém conhece seu corpo melhor que eu"O pessoal de Administração não deixou para menos:"Não adianta conhecer o corpo, fazer Direito se não souber administrar o que tem!"O pessoal de Administração ficou bem na fita, quando a Turma de Agronomia apareceu com a seguinte frase:"Uns conhecem bem, outros fazem direito, e alguns sabem administrar o que tem, mas plantar a mandioca como nós, ninguém consegue!"Acha q terminou por aí?Nem pensar... Dai veio o pessoal de Publicidade e largou esta: "De que adianta conhecer bem, fazer direito, saber administrar e plantar a mandioca se depois não puder contar pra todo mundo?” Logo veio a turma da Engenharia participar também da brincadeira: "De que adianta conhecer bem, fazer direito, saber administrar, plantar a mandioca, e poder contar pra todo mundo, se não tiver energia e potência para fazer várias vezes?” Mas a frase campeã foi realmente a de Ciências Contábeis: "De que adianta conhecer bem, fazer direito, saber administrar, plantar a mandioca, poder contar pra todo mundo, ter energia e potência para fazer várias vezes se mulher gosta mesmo é de dinheiro?".

Qual é o seu CURSO?

ARQUITETURA
Diz-se que o arquiteto não é homem o bastante para ser engenheiro, mas também não é bicha o suficiente para ser decorador. Breve deverá optar por uma das duas, uma vez que o computador faz tudo que o arquiteto faz e mais um pouco.

BIBLIOTECONOMIA
Tá ai um curso que todo mundo sabe que existe, mas ninguém sabe pra que serve. Nem os próprios estudantes de Biblioteconomia. Tá na lista dos cursos caçadores de marido rico.

BIOLOGIA
Uns são maconheiros. Outros são gays. Outros são maconheiros-gays (maioria).
O mesmo vale para Artes Cênicas. ARGH! A biologia tem um poder de atrair belas mulheres para seu curso. Este fenômeno é inexplicável, já que biologia só fala de insetos, ratos e outros bichos nojentos que elas odeiam. Ou deveriam odiar.

DECORAÇÃO
Sem comentários.

DIREITO
São basicamente dois tipos de advogados: os pilantras bem sucedidos, ricos, e os pilantras mal sucedidos, pobres, que passam a vida em porta de cadeia. Dizem que existem advogados honestos, mas nunca ninguém viu. Três espécies merecem destaque. Os da USP, que fumam um baseado atrás do outro para esquecerem que são virgens os da PUC, que passam a vida inteira chorando porque não passaram na USP, e finalmente os do Mackenzie, que entre um baseado e outro dão graças a Deus de terem escapado da FMU É como diz o ditado: "Se você faz direito, já começou fazendo errado".

ENGENHARIA
Mestres da sapiência. Engenheiros têm um ar superior dentre as outras raças. Foram eles que projetaram os prédios, pontes, estradas, enfim, devemos tudo a eles. Engenheiros adoram seus computadores, e por eles são capazes de matar. Nunca faça um comentário do tipo "Ei, esse tal de autocad é uma coisa imbecil, não é mesmo?" na presença de um engenheiro. O engenheiro é espécie em extinção.

ENGENHARIA QUÍMICA
O Engenheiro Químico é um indivíduo da pior espécie. Rejeitado pelos engenheiros, que dizem que eles não sabem nada de engenharia; e pelos químicos, que dizem que eles sabem tanto de química como de engenharia. Ou seja, eles não São nada. Mesmo com tudo isso, eles são indivíduos de um poderoso intelecto. Uma prova disso é que engenheiros químicos são os únicos seres humanos a controlar a HP 48GX, comumente sua melhor amiga. Infelizmente esse intelecto superior é diminuído exponencialmente (lógico que eles sabem fazer esse gráfico com a calculadora) no decorrer da faculdade, e quando formado, o engenheiro químico só sabe falar de vazão, processos de transferência, balanço de massa, pressão e deu pau na minha HP.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Eis a escória da humanidade. Seres que bolaram os comerciais da Sukita ou daquele cachorro escroto da Skol que fica abanando o rabo não merecem serem classificados como detentores de 46 cromossomos. Você confiaria em alguém que usa a expressão "self-made man" ao invés de "autodidata"?É o que há de pior na humanidade depois dos brizolistas, analistas de mercado, economistas e das vendedoras de assinatura de jornal pelo telefone.

FISIOTERAPIA
Os estudantes de fisioterapia pensam que ficarão a cuidar de joelhos podres de jogadores de futebol decadentes, e com isso ganhar muito dinheiro. Com a concorrência do mercado atual, deverão contentar-se em arrancar as unhas encravadas da vizinhança. Na verdade o fisioterapeuta conta com a velhice das pessoas. Quanto mais velho você fica, mais contente ele fica. Enfim, fisioterapeutas são uns FDP! A única classe livre deles são os químicos que morrem de câncer antes dos 40.

HISTÓRIA/GEOGRAFIA
Curso preferido dos indecisos, vagabundos e candidatas ao Golpe do Baú. O candidato que escolhe essa carreira com certeza gosta de uma moleza, já que uma vez que ele aprende isso, nunca mais vai precisar estudar de novo já que a história não muda. A maioria dá aulas em escolas públicas a vida inteira e morre pobre e desgostoso, com exceção das que conseguiram concretizar o Golpe do Baú.

NUTRIÇÃO
Muitos dos cozinheiros do programa da Ana Maria Braga são nutricionistas formados, o que talvez explique a falência dos bons hábitos alimentares. E também da TV brasileira.

PSICOLOGIA
Os estudantes de psicologia dizem buscar o seu eu - interior, seja lá o que for isso.
Mas a verdade é que eles passarão 5 anos de suas vidas pensando porque raios eles prestaram esse troço no vestibular. Profissão facilmente substituída por um tarólogo, dado o elevado grau de importância destas duas atividades. Na verdade só existe uma pessoa que tem seus problemas resolvidos numa consulta com um psicólogo. Ele mesmo. Afinal, levou o seu dinheiro (e não foi pouco), seu otário!

LETRAS
Toda mulher que é mulher de direito e de fato um dia já pensou em prestar Letras. 95% dos alunos deste curso são mulheres, o que talvez explique a má qualidade do ensino da língua portuguesa neste país. Estatísticas mostram que 50% das alunas de Letras já assistiram "Titanic" 7 vezes e choraram em todas. As outras 50% já assistiram o mesmo filme também 7 vezes, mas ainda não o compreenderam, apesar de também terem chorado em todas.

JORNALISMO
Há basicamente 3 tipos de jornalistas: os puxa-sacos-êxitos, que bajulam os patrões (alunos da USP) e conseguem bons empregos, os puxa-e-arranca-saco (alunos da CASPER LÍEBRO), detestáveis, que acabam em jornais menores bolando manchetes de impacto como: "CELSO PITTA, O MELHOR PREFEITO DO MUNDO!", e os não puxa-sacos (DA PUC) ,que geralmente largam a faculdade para cursar história e tornarem-se anarquistas radicais. 60% dos estudantes de jornalismo não entenderam o filme “2001: Uma Odisséia no Espaço", mas 100% deles dizem que entenderam. O jornalista é o único universitário que sai da faculdade podendo emitir opiniões sobre o que sabe e o que não tem a mínima idéia. E todos acreditam neles.

RELAÇÕES PÚBLICAS
Que merda é essa, meu Deus?

ODONTOLOGIA
O dentista recém-formado trabalha 14 horas por dia de graça e reclama do patrão explorador. Quando ganha nome, ele se torna o patrão explorador.

MATEMÁTICA
Se algum dia você pensou em fazer matemática, com certeza pensou em fazer um piercing, bater com o carro só para ver como é que é, e pulou da janela do seu quarto para ver se iria doer. Matemática é um curso para masoquistas em geral, que por serem muito feios (já teve algum professor (a) de matemática bonita (a)?) não conseguem realizar suas fantasias sexuais por falta de um parceiro. Assim, eles vão se deliciar em resolver integrais múltiplas, sistemas de equações diferencias não lineares e outras bizarrices sem nenhuma aplicação para o mundo.

EDUCAÇÃO FÍSICA
Reúne o inútil (aquele que se presta a isso) ao agradável (jogar (Bola). Reparou como os professores de Educação Física estão sempre em forma? São lógico, eles morrem de fome. “É gente boa na maioria das vezes, mas por que eles dizem “Hoje vamos praticar um pouco de Voleibol” ao invés de” E aí, vamos jogar bola?"
Alguém tem idéia de como são as provas para um curso de educação física?

ADMINISTRAÇÃO
Pseudo-yuppies metidos a besta que pensam que podem mandar no mundo só porque usam o terno da moda, pasta 007 e caneta Montblanc. Na verdade os administradores são as pessoas que irão falir sua empresa de um jeito inevitável. Um macaco faria a mesma coisa que ele, só que a preço de banana... SIMPLESMENTE considerados RALÉS e sempre acaba perdendo o emprego p/ um engenheiro.

MODA
Esse é o curso que encabeça a lista dos cursos caçadores de marido rico.
Há dois tipos de profissionais desta área: as modelos que dormem com jogadores de futebol, engravidam e pedem desesperadamente por uma pensão; as modelos que dormem com jogadores de futebol, não conseguem engravidar, mas também pedem desesperadoramente por uma pensão. 100% das modelos já assistiram "Titanic" mais de uma vez, mas nenhuma delas jamais entendeu o filme. Há também os alunos que irão, primeiramente virar mulher, para depois modelo e por aí vai...

INFORMÁTICA & CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
Tarados em potencial descontam todo o desejo sexual reprimido em seus computadores. A memória de seus PC “s está lotada quase que totalmente por fotos de mulheres nuas (às vezes homens) e filmes pornográficos, ou jogos como Doom, Blood ou Karmagedon.
Definitivamente falam uma língua própria, e babam enquanto isso.

PROCESSAMENTO DE DADOS
São menos tarados que as pessoas que estudam informática, mas também sofrem sérios danos mentais pela proximidade com os computadores. Estão sempre sendo sacaneados pela piada: "Tem dado na faculdade?"

CINEMA
Uma idéia na cabeça, uma câmera na mão e uma barriga vazia. O cineasta tupiniquim pode até ter grandes idéias para grandes produções épicas, mas terá que contentar-se com curtas-metragens de segunda categoria. A maioria deles torna-se produtores, roteiristas e atores de filmes pornográficos de fundo de quintal, geralmente usando suas esposas ou seus maridos como coadjuvantes. Alguns com mais sorte se tornam críticos de cinema, e como são frustrados esculhambam todo e qualquer filme que aparece

TURISMO
Os candidatos ao curso de Turismo acreditam que passarão a vida conhecendo o mundo. Vai fundo! 80% dos candidatos a este curso assistiram "Titanic" e se surpreenderam quando o navio afundou.

OCEANOGRAFIA
Se os oceanógrafos não forem surfistas, eu realmente não sei o que eles são. Alguém aí conhece algum oceanógrafo? Dizem que eles fedem a peixe.

PEDAGOGIA
Outro curso da série de cursos caçadores de maridos ricos. Alguém já precisou ou pelo menos conhece alguém que já precisou de um pedagogo? Não há muito mais a dizer, visto que não há sinais de utilidade neste curso.

ECONOMIA/CONTABILIDADE
Cursos formadores de mãos-de-vaca e picaretas em geral, compreendidos, sobretudo por judeus, turcos, libaneses, americanos e suíços. Alguns se tornam prefeitos de Jundiaí, outros empresários de jogadores de futebol, mas todos têm os mesmos destinos: Ilhas Cayman, em vida, e o inferno, em morte. O primeiro economista foi Nostradamus, afinal sempre previa o pior e quase nunca acertava.

ENFERMAGEM
São os famigerados médicos que não passaram no exame psicotécnico para carteira de motorista, e por isso têm sérios problemas locomotores para dar injeções nos outros. Mas dão. Curso predileto para tarados que têm fantasias sexuais em hospitais.

VETERINÁRIA/ZOOTECNIA
O profissional destas áreas mexe, dentre outras coisas, com a extração de sêmen de bovinos e suínos. Extremamente desagradável, mas sempre tem gente que nasce pra essas coisas.

FONOAUDIÓLOGA
O fonoaudiólogo passa a vida tentando se comunicar com os outros. Geralmente não consegue (o mesmo vale para ufólogos). Se você conseguir falar rapidamente a frase " Três pratos de trigo para três tigres tristes", pronto, você está contribuindo para a extinção desta profissão.

MEDICINA
Seres arrogantes e pretensiosos, até o dia em que esquecem toda a caixa de ferramentas dentro de um paciente em uma cirurgia. Alguns são presunçosos porque passaram na USP ou UNICAMP, outros porque afogam chineses na piscina da faculdade ou atiram no cinema, outros porque têm certeza que passarão a vida enxertando dúzias de litros de silicone em modelos e namoradas de jogadores de futebol. Não costumam ser muito mais do que isso.

FARMÁCIA
Loucos que não tiveram a capacidade de passar em medicina, mas que querem tirar onda de que curaram alguém. As pessoas que cursam farmácia são, antes de tudo, indivíduos sem coração, pois só mesmo sendo muito mal para trabalhar numa indústria que ganha dinheiro com a desgraça dos outros. Alguns vão trabalhar em pesquisas e para isso matam ratos, coelhos, ovelhas, bois, vacas, suas mulheres (oops, já tá incluído na categoria "vacas"...), e ainda tem a cara de pau de dizer que isso vai ajudar milhares de pessoas. Pô, ninguém tem dinheiro para comprar remédio! Enfim, seres da pior qualidade.

FÍSICA
Cuidado! Loucos em potencial. Seres esquisitos com desvios de personalidade quando crianças, sujeitos a suicídios e trovoadas após ligeira desilusão amorosa. Sentimentais, explode por qualquer coisa, principalmente se trabalharem com maturação de plutônio em usinas nucleares. Melhor manter distância.

METEREOLOGIA
Serve para dar a previsão do tempo. Visto que as previsões são do tipo: "Amanhã, ou pela semana, talvez, pode ser que haja possibilidade de chuva. Ou não". Totalmente inútil.

FILOSOFIA
O estudante de Filosofia é um futuro desempregado que passa seu tempo procurando pêlo em ovo e dissertando sobre isso. A maioria acaba trabalhando como carregador de caminhão na feira ou office-boy de escritório. 100% dos filósofos brasileiros modernos já assistiram "Titanic", e todos dizem que encontraram fortes influências de Aristóteles, Weber, Nietzsche e Kafka neste filme.

SOCIOLOGIA
Nosso antigo presidente é sociólogo. Já basta.

SECRETARIADO
Um dos cursos que encabeçam a lista dos cursos caçadores de marido rico.
A melhor amiga da secretária é a mini-saia. Não é necessário dizer mais nada.

CIÊNCIAS OCULTAS
Ninguém sabe o que é, simplesmente porque não existe.

Identificados genes que contribuem com a imunização contra o HIV




Ao anunciar, hoje (25), mais um importante passo na pesquisa da imunovacina terapêutica contra o HIV, a identificação de dois genes (MBL2, codificante pela proteína ligadora de manose, e o NOS1, que responde pela produção de oxido nítrico) o primeiro sendo molécula “chave da imunidade inata e o segundo responsável pelo processo de maturação das células dendríticas – cuja função é acionar o sistema imunológico humano –, pesquisadores da UFPE colocam o Recife em condições para ser o centro de referência nacional para a produção de células dendríticas para estratégias vacinais.

Para operacionalizar em Pernambuco a produção dessas células, que são importantes insumos para a imunovacina, os pesquisadores lançaram um apelo aos órgãos financiador públicos e privados. “Temos no Recife uma mão de obra que não deve a nenhum outro lugar do mundo, e algumas instituições já manifestaram interesse no nosso projeto. Precisamos agora de um apoio substancial para torná-lo realidade, antes que outros centros se adiantem”, afirma o professor do Departamento de Genética da UFPE e coordenador da pesquisa, Sergio Crovella. A recente descoberta e a implantação de uma fábrica de células dendríticas (DCs Cell Factory) no Estado, segundo atesta Crovella, são de suma importância para o futuro de estudos vacinais, assim como estudos genômicos mais aprofundados sobre a resposta do paciente hospedeiro aos tratamentos vacinais de um modo geral.

Segundo o geneticista, o futuro deste tipo de estudo é extremamente promissor. “Estamos organizando um laboratório dedicado exclusivamente à avaliação das características genéticas do hospedeiro, assim como na melhoria da produção da vacina e por isso precisando de recursos financeiros para fortalecer esta área que está tendo uma grande visibilidade internacional e que foi desenvolvida inteiramente no Pernambuco para uma equipe de pesquisadores com idade media muito baixa (acerca de 23 anos) mais com grandíssima força e entusiasmo”, constata o pesquisador.

PESQUISA – Ambos os genes identificados nesta recente fase da pesquisa apresentam um papel fundamental na defesa do organismo contra a entrada do HIV assim como na regulação (negativa) da replicação do vírus. Em adição, ambos os genes estão envolvidos no processo de maturação das células dendríticas e na resposta do hospedeiro à entrada e replicação do HIV. Este último aspecto é de importância fundamental de acordo com a estratégia vacinal, pois o estudo permitiu a identificação de dois fatores genéticos que variam durante o processo de amadurecimento das células dendríticas, atores principais da nossa estratégia vacinologica.

Com a identificação dos genes MBL2 e NOS1, associados ao sucesso da vacinação em determinados pacientes, foi dado um importante passo na continuação do o estudo, pois vai abrir um novo caminho na preparação das células dendríticas na segunda fase da nova vacina. O aspecto extremamente inovador desta pesquisa não foi somente focalizar a atenção apenas sobre o genoma do hospedeiro, mas também identificar fatores que permitam melhorar a qualidade das células dendríticas para tratamento vacinal.

Na revista internacional “Vaccine”, onde o trabalho foi publicado recentemente, foram destacados estes aspectos e também mostrados estudos de réplicas feitos sobre outros grupos étnicos (caucasianos e africanos) para avaliar os resultados obtidos sobre pacientes brasileiros em pacientes de outros grupos étnicos. Isso tem uma relevância importante porque abre novas fronteiras internacionais pelo o estudo, sendo validado não somente em população brasileira pernambucana, assim como sobre grupos étnicos diferentes.

Enfim, a importância dos dois genes MBL2 e NOS1 foram avaliadas na construção de uma nova vacina que está sendo desenvolvida na USP de são Paulo em colaboração com nosso grupo de pesquisa, para chegar à fase II do projeto.

HISTÓRICO - A pesquisa para o desenvolvimento da imunovacina terapêutica contra o HIV teve início do zero, em 2001, com a montagem da infraestrutura no Instituto de Pesquisa em Imunoterapia de Pernambuco (Ipipe), localizada no Lika, que consistiu na construção de um laboratório de segurança máxima, chamado NB3, classe D, treinamento de pessoal, regularização dos documentos necessários que regem as boas práticas em pesquisa e toda a base necessária restante. Depois de ter passado por todos os testes pré-clínicos – modelos in vitro e em modelos animais – foi elaborado um protocolo e deu-se início à Fase I do estudo clínico, com o ensaio em humanos.

A estratégia original do estudo consiste na retirada de uma quantidade de células dendríticas (componentes do sistema imunológico que acusam a presença de invasores às células de defesa) e do vírus do paciente. Já desativado quimicamente, o vírus é colocado junto às células dendríticas para que elas aprendam a identificá-lo. Só então elas voltam a ser introduzidas no paciente para que atuem como denunciantes do HIV e o sistema imunológico possam destruí-lo. Normalmente, as células dendríticas são incapazes de denunciar a presença do vírus da AIDS.

Na primeira etapa dos estudos estiveram envolvidos, além da UFPE, da USP, da UFRJ e da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), a Universidade Johns Hopkins (EUA) e a Universidade de Paris V (França).

2ª FASE - Na próxima e segunda fase da pesquisa para desenvolvimento da imunovacina terapêutica contra o HIV, que se inicia em breve, a expectativa é chegar perto dos 100% de redução da carga viral dos pacientes. Neste momento, quando mais prevalece o princípio da precaução máxima, assim definido pela bioética, os procedimentos devem ser adotados passo a passo e não aos saltos. Neste processo serão reforçados os conceitos provados na fase I, reavaliada a eficácia da Imunoterapia dependendo do genoma do hospedeiro e avaliada a revacinação dos pacientes (booster dose), com novas injeções de células dendríticas tratadas com vírus autólogo. Esta fase tem previsão de dois anos.

Dessa próxima etapa da pesquisa participa a UFPE, sob coordenação dos professores Sergio Crovella (Titular do Departamento de Genética) e Luiz Cláudio Arraes (associado do Departamento de Medicina Tropical), a USP, com equipe supervisionada pelo professor Alberto Duarte, e a UFRJ, com os professores Luciana Arruda e Amílcar Tenuri (CDC-EUA). Também colabora o Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (Lika), a partir do apoio do diretor e professor José Luiz de Lima Filho.

Congresso de Biologia

III ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA

IV ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DA REGIONAL 05 (NORDESTE)

V CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN EN CIENCIAS EXPERIMENTALES

3ª CIRCULAR – abril de 2010

O III ENEBIO & IV EREBIO DA REGIONAL 05 (NORDESTE) é uma iniciativa conjunta das diretorias

Nacional e Regional 5 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). A SBEnBio tem ainda a

satisfação de co-organizar o V Congreso Iberoamericano de Educación en Ciencias Experimentales.

Este evento conjunto será realizado nos dias 10, 11, 12 e 13 de outubro de 2010, na Universidade

Federal do Ceará - UFC, em Fortaleza, com o objetivo de reunir tanto alunos e professores de Ciências

e Biologia quanto pesquisadores que atuam na área.

Tema geral do evento: “Temas polêmicos e ensino de biologia”

Para informações gerais: sbenbionacional2009.2011@gmail.com

Objetivos Eixos temáticos

Promover o intercâmbio entre pesquisadores

da área;

Fortalecer os vínculos entre pesquisadores e

professores interessados no ensino de Ciências

e Biologia;

Contribuir para a melhoria do ensino de

Ciências e Biologia nos diversos segmentos de

ensino;

Oferecer subsídios teórico-práticos para a

prática docente em Ciências e Biologia;

Divulgar e fortalecer a atuação da Associação

Brasileira de Ensino de Biologia;

Refletir historicamente sobre o ensino de

Ciências e Biologia no Brasil, particularmente

sobre a seleção e a organização dos conteúdos

e dos métodos tradicionalmente utilizados

nesse ensino.

1. Processos de Ensino-Aprendizagem em

Ciências e Biologia

2. Formação de Professores de Ciências e

Biologia

3. Desenvolvimento de Estratégias Didáticas

para o ensino de Biologia

4. Educação não-formal e Divulgação Científica

5. História e Filosofia da Ciência

6. Políticas Públicas para a Educação em

Ciências

7. Relações entre Educação, Ciências e Culturas

A língua oficial do congresso será o Português

O número de vagas para participação no evento é limitado. Serão aceitas inscrições até que o

limite de vagas seja preenchido.

Período de inscrição de trabalhos prorrogado até o dia 10 de maio de 2010

Atenção: Os trabalhos de pesquisa acadêmica serão apresentados somente sob a forma de pôster; os

relatos de experiências docentes e as produções de materiais didáticos serão apresentados somente

em sessões de comunicação oral. Divulgação dos trabalhos aceitos: 10 de junho de 2010. Todos os

trabalhos aceitos pelo comitê científico serão publicados nos anais do evento em cd-rom.

INFORMAÇÕES PARA O PAGAMENTO DAS INSCRIÇÕES:

1. Depósito na conta corrente 06639-6, Banco Itaú (341), agência 0300, de acordo com os

valores indicados a seguir.

2. Envio de cópia do comprovante de pagamento por e-mail para

sbenbionacional2009.2011@gmail.com, juntamente com a ficha de inscrição.

III ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA

IV ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DA REGIONAL 05 (NORDESTE)

V CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN EN CIENCIAS EXPERIMENTALES

10, 11, 12 e 13 de outubro de 2010, na Universidade Federal do Ceará - UFC, em Fortaleza.

FICHA DE INSCRIÇÃO:

Nome: ______________________________________________

Endereço Completo: ______________________________________________________________

Telefone: __________________________________

E-mail: ______________________________________

Instituição: __________________________________________

Endereço Completo: __________________________________________________________

Categoria: ( ) Estudante de Graduação; ( ) Estudante de Pós-Graduação;

( ) Professor da Educação Básica; ( ) Professor Universitário;

IMPORTANTE!

Caso você queira atualizar a sua anuidade ao pagar a sua inscrição neste evento você deverá fazer

dois depósitos que deverão ser digitalizados e enviados junto com a ficha de inscrição no evento:

DEPÓSITO 1 para a atualização do pagamento da anuidade da SBEnBio;

Atenção no preenchimento do depósito bancário, não se esqueça de incluir os centavos indicativos da

sua regional, seguindo a tabela:

Regional PROFESSOR

UNIVERSITÁRIO

PROFESSOR EDUCAÇÃO

BÁSICA ESTUDANTES

REGIONAL 1

(SP, MT, MS) R$ 45,01 R$ 25,01 R$ 15,01

REGIONAL 2

(RJ, ES) R$ 45,02 R$ 25,02 R$ 15,02

REGIONAL 3

(RS, SC, PR) R$ 45,03 R$ 25,03 R$ 15,03

REGIONAL 4

(MG,GO,DF) R$ 45,04 R$ 25,04 R$ 15,04

REGIONAL 5

(BA,SE,AL,PB, PE,

RN, CE, PI, MA)

R$ 45,05 R$ 25,05 R$ 15,05

REGIONAL 6

(PA, AM. TO, RO, RR,

AC,AP)

R$ 45,06 R$ 25,06 R$ 15,06

DEPÓSITO 2 para o pagamento da inscrição no evento;

Valores para inscrição até 30/06/2010:

CATEGORIA FILIADO NÃO FILIADO

Estudante de Graduação R$ 20,00 R$ 30,00

Estudante de Pós-Graduação R$ 40,00 R$ 60,00

Professor da Educação Básica R$ 40,00 R$ 60,00

Professor Universitário R$ 80,00 R$ 100,00

Valores para inscrição até 10/09/2010:

CATEGORIA FILIADO NÃO FILIADO

Estudante de Graduação R$ 30,00 R$ 40,00

Estudante de Pós-Graduação R$ 50,00 R$ 70,00

Professor da Educação Básica R$ 50,00 R$ 70,00

Professor Universitário R$ 90,00 R$ 110,00

Valores para inscrição após 10/09/2010:

CATEGORIA FILIADO NÃO FILIADO

Estudante de Graduação R$ 40,00 R$ 60,00

Estudante de Pós-Graduação R$ 80,00 R$ 120,00

Professor da Educação Básica R$ 80,00 R$ 120,00

Professor Universitário R$ 160,00 R$ 200,00

INFORMAÇÕES PARA O ENVIO E A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:

Os trabalhos devem ser enviados para a Comissão Organizadora Regional:

enebiotrabalho@gmail.com

As normas para apresentação de trabalhos são:

1- Cada trabalho deve estar relacionado a um dos sete eixos temáticos do evento.

2- O resumo de cada trabalho não deve exceder 100 palavras e deve ser elaborados em editor MSWord

for Windows (exceto arquivo .docx), letra Times New Roman tamanho 12, espaço 1,5, folha

A4, margens 2,5.

3- O texto de cada trabalho completo deve conter de 15.000 a 20.000 caracteres (incluindo

espaços) e deve.ser elaborado em editor MS-Word for Windows (exceto arquivo .docx), letra Times

New Roman tamanho 12, espaço 1,5, folha A4, margens 2,5.

4- Cada trabalho deve ter uma primeira página contendo: o título do trabalho, o nome completo

dos autores, a instituição em que trabalham e o seu e-mail.

5- O arquivo de cada trabalho deve ser identificado por: (1) Modalidade de apresentação; (2)

Categoria do trabalho; (3) nome e último sobrenome do autor; (4) arquivo .doc

Exemplos:

Maria Margarida Gomes enviou um trabalho de pesquisa (popq): popqmariagomes.doc

Maria Margarida Gomes enviou um trabalho de material didático (comd): comdmariagomes.doc

Maria Margarida Gomes enviou um trabalho de relato de experiência (core): coremargaridagomes.doc

6- Os trabalhos podem ser redigidos em português ou em espanhol.

IMPORTANTE

O PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO PODE SER FEITO ANTES OU DEPOIS DO RECEBIMENTO DO PARECER

SOBRE O TRABALHO SUBMETIDO AO COMITÊ CIENTÍFICO DO EVENTO.

TODOS OS AUTORES QUE PLANEJAREM PARTICIPAR PRESENCIALMENTE DAS ATIVIDADES DO

EVENTO DEVEM PAGAR A SUA INSCRIÇÃO.

NO CASO DO TRABALHO ACEITO, PELO MENOS UM AUTOR DEVERÁ COMPARECER AO EVENTO

PARA A SUA APRESENTAÇÃO.

ENDEREÇOS ELETRÔNICOS IMPORTANTES

Informações gerais sobre o evento

sbenbionacional2009.2011@gmail.com

Envio dos comprovantes de pagamento de inscrição e/ou de anuidade

digitalizados

sbenbionacional2009.2011@gmail.com dos

Envio dos trabalhos a serem submetidos à avaliação do comitê científico

enebiotrabalho@gmail.com

ORGANIZAÇÃO

Diretoria Executiva Nacional da SBEnBio Diretoria e Conselho Regional 05 da SBEnBio

Presidente: Profa. Sandra Escovedo Selles

(UFF)

Vice-presidente: Prof. José Roberto Feitosa

Silva(UFC)

Secretário: Profa. Maria Margarida Gomes

(UFRJ)

Tesoureira: Profa. Martha Marandino (USP)

Cátedra da UNESCO

Presidente: José Maria Sanchez

Diretor: Prof. Marco Antonio Leandro Barzano

(UEFS)

Vice-diretora: Profa. Raquel Crosara Maia Leite

(UFC)

Secretário: Prof. Marsílvio Pereira (UFPB)

Tesoureiro: Prof. Francisco Setúval (UESB)

Conselheiros: Profs. Edinaldo Medeiros Carmo

(UESB); Marlécio Maknamara da Silva Cunha

(UFS); Zoraida Maria de Medeiros Gouveia (UFPB

O EFEITO DO ÁLCOOL NA ANTISSEPSIA

O álcool para ter seu potencial melhor aproveitado na antissepsia precisa ter exatamente 30% de água e o álcool comum possui cerca...