Segundo A correspondente da Rede Globo, Giuliana Morrone, que falou com o cientista responsável pela pesquisa, os cientistas encontraram uma nova maneira de combater a AIDS.
De acordo com Morrone, os cientistas observaram o sistema imunológico de um homem de 60 anos, e encontraram células que produzem três anticorpos capazes de anular o vírus HIV. Um desses anticorpos neutraliza 91% das cepas, as diferentes variações do vírus HIV. O organismo desse homem produz naturalmente os anticorpos.
Esse é um grande achado. Até agora, a ciência havia identificado anticorpos capazes de neutralizar 40% das cepas. Nesse estudo eles conseguiram ver até mesmo qual parte do vírus é atacada e como o anticorpo faz esse ataque.
Essa descoberta significa uma grande esperança para a produção de uma vacina. Esse é o grande desafio: como fazer com que o organismo das pessoas produza esses anticorpos? É a vacina. O principal cientista envolvido na pesquisa, Gary Nabel, disse que ainda há um longo caminho pela frente até a produção da vacina. Ainda não é a cura, mas uma excelente notícia no combate a essa doença, que leva tanta gente no mundo todo a óbito em várias partes do mundo.
Um comentário:
A cada dia a ciência dá um importante passo na busca de uma vacina contra o vírus HIV. Pesquisadores de todo o mundo se empenham e aos poucos vão conhecendo esse complexo e mutável vírus. Acredito sim que estamos muito próximos ou ultrapassamos a metade do caminho dos estudos do vírus. Essa reportagem reforça ainda mais que o HIV está com os dias contados. Agora é a vez dele (HIV) ser a próxima vítima.
Postar um comentário